ASTIC-TO um pequeno passo para um informata mas um grande passo para a categoria
ASTIC-TO um pequeno passo para um informata mas um grande passo para a categoria

A Tecnologia da Informação e Comunicação no Tocantins, vem ao longo dos anos, resistindo bravamente aos diversos gestores que insistem em denominar os profissionais de TI como os “meninos da informática”. Muitos deles são mesmo meninos, recém formados e muito jovens. Característica inegável da geração de informatas da geração Y e hoje conhecidos como milleniuns. Mas os profissionais da velha guarda, também conhecidos como Baby Boomers e os intermediários da Geração X como eu, também acabam sendo chamados assim.

Muitos quarentões e até cinquentões com suas madeixas grisalhas, são vistos ainda como os “meninos da informática”. Entendo que pode até ser uma forma ingênua ou carinhosa de chamar os profissionais de tecnologia da informação e comunicação, mas somos sim profissionais, formados, com pós-graduações, especializações, mestrados e doutorados.

Desta forma, a tolerância que nos acomete, e que é característica marcante do profissional com este perfil, também nos deixou um tanto quanto acomodados, aceitando o rótulo de que somos meninos, porém agora com uma visão até bastante pejorativa. Nossos anseios e sonhos, ficaram guardados no fundo da gaveta enquanto muitos partiram para novos voos solo Brasil a fora.

Os resistentes que aqui ficaram, tem a missão árdua de resolver de bate-pronto os mais diversos problemas que caem em nossos protocolos da noite para o dia. Muitos sem estrutura, sem equipe e sem tempo suficiente para fazer a “coisa” andar como deve andar em estruturas tecnológicas de governo defasadas, e porque não dizer sucateadas.

Os profissionais de Tecnologia da Informação e Comunicação, agora tem uma Associação, a ASTICTO. Organismo que nos representa e que tem como função principal, levantar as grandes questões da categoria. Ainda iniciante, gatinhando, pouco aderente, mas com uma vontade imensa de fazer as mudanças que por mais de uma década ficaram guardadas somente em nossos sonhos.

Assim se fez, no dia 13 de setembro de 2014, quando foi realizada a assembleia de convocação para a aprovação do estatuto e eleição da primeira diretoria. Estamos fazendo história, e aqui, terra que abraçamos com tanto carinho, onde temos também a responsabilidade de manter, organizar e cuidar da saúde tecnológica do estado.

Sabemos que esse é um primeiro passo, consciente, verdadeiro, com uma pisada forte, para deixar a marca neste solo caloroso. A ASTICTO veio para ficar, é um processo sem volta e com a cara dos profissionais de Tecnologia da Informação e Comunicação dos servidores no Estado do Tocantins.

Vamos fazer desta entidade, a representação que os profissionais desejam, a melhor alternativa para buscarmos objetivos comuns. A ASTICTO começa com um grande peso e responsabilidade, mas com a visão de um futuro, muito próximo, muito melhor e mais atraente para os que, conosco, estiverem juntos.

Texto: Vagner Cassol - Gerente de de Inovações Tecnológicas.