AsticTO premia Profissionais de TI nas categorias Serviço Público, Iniciativa Privada e Educacional
AsticTO premia Profissionais de TI nas categorias Serviço Público, Iniciativa Privada e Educacional

Na noite do último dia 21, durante o evento do Senac TEC, a AsticTO realizou o 1º Prêmio de Reconhecimento aos Profissionais de Tecnologia da Informação no Estado do Tocantins.

 

Evento

Nos dias 19, 20 e 21 de outubro, o Senac Tec 2022, um evento em comemoração ao Dia do Profissional de Tecnologia da Informação – TI reuniram em um só lugar palestras, workshops, arena de inovação, oficinas, campeonato de League of Legends (LoL) e outras atividades. 

O Senac Tec foi realizado pelo Senac Tocantins, a Pronto Fibra e a Associação dos Servidores Públicos de Tecnologia da Informação e Comunicação no Estado do Tocantins (AsticTO). O Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins, por meio da Diretoria de Tecnologia da Informação e a Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Tocantins (ATI) são apoiadores do evento.

 

Premiação

O 1º Prêmio de Reconhecimento AsticTO aos Profissionais de Tecnologia da Informação e Inovação tem como objetivo reconhecer e parabenizar os Profissionais de T.I. que contribuíram ou contribuem para a melhoria dos serviços digitais ofertados aos cidadãos no Estado do Tocantins. A premiação foi dividida em 3 categorias: Serviço Público, Inciativa Privada e Educacional. As indicações de reconhecimento foram realizadas pelos profissionais e selecionados 31 projetos/serviços dentre as 80 indicações.

Lista dos Premiados

Álan Rickson Andrade de Araújo

Categoria: Serviço Público

Órgão: Secretaria de Parcerias e Investimentos do Estado do Tocantins

Desenvolve trabalho à frente da Secretaria de Parcerias e Investimentos coordenando projetos de Parcerias Público-Privadas que impactam diretamente na infraestrutura de Tecnologia da Informação do Estado. A exemplo, o projeto de Rede de Comunicação em Banda Larga e o Data Center Governamental, atendendo os serviços públicos e a população tocantinense.

André Praça de Almeida Pinheiro

Categoria: Serviço Público

Órgão: Agência de Tecnologia da Informação do Município de Palmas

Trabalha na área de TI há quase 30 anos, formado em Tecnologia em Processamento de Dados, pós-graduado em Desenvolvimento de Aplicações para Web, pós-graduado em Telemática. Atualmente como Analista de Sistemas concursado na Prefeitura de Palmas desenvolvendo/mantendo sistemas em Python/Django/Postgresql, como o Sistema de gerenciamento de empréstimo para micro e pequenos empreendedores utilizado no Banco do Povo na casa do empreendedor.

Angelo Stacciarini Seraphin

Categoria: Serviço Público

Órgão: Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins

Graduado em Engenharia da Computação pela UFG e Bacharel em Direito pela UFT, especialista em Criptografia e Segurança de Dados pela UFF, Mestre em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos pela UFT/ESMAT e Doutorando em Modelagem Computacional pela UFT, Analista Jurídico com Especialidade em Computação no Tribunal de Justiça do Tocantins desde 2010. Responsável pelo Desenvolvimento do sistema DorinaPDF que tem como finalidade levar acessibilidade aos deficientes visuais, realizando a análise do nível de acessibilidade de documentos digitais, projeto desenvolvido em parceria com a Defensoria Pública do Estado e com a ESMAT.

Claudio de Castro Monteiro

Categoria: Educacional

Órgão: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - Campus Palmas-TO (IFTO)

Tecnólogo em Processamento de Dados, Mestre em computação, doutor em engenharia elétrica , pós-doutor em gerência do ensino. Atuou na criação e  implantação de soluções para provedores de acesso à Internet via rádio frequência no Estado do Tocantins. Trabalhou na construção de soluções para a gerência de redes IP para várias empresas públicas e privadas no estado. Mas sua atuação no estado desde 1999 na formação de recursos humanos para atuar na área de TI pode ser considerada como sua grande contribuição para o estado, atuando em escolas de nível técnico e superior, privadas e públicas, tem a satisfação de ver vários de seus antigos estudantes em posições de destaque na TI do Estado.

Clazeanne Dias Almeida

Categoria: Serviço Público

Órgão: Agência de Tecnologia da Informação do Município de Palmas

Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT),  pós-graduada em Engenharia de Sistemas pela Escola Superior Aberta do Brasil (ESAB). É responsável pelo Sistema de Intermediação de Renegociação de Dívidas entre a Prefeitura de Palmas e o contribuinte.

Daiane Rodrigues dos Santos

Categoria: Serviço Público

Órgão: Agência de Tecnologia da Informação

Especialista em Gestão Estratégica da Inovação e Política de Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal do Tocantins - UFT. Possui graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Instituto Federal do Piauí. Trabalhou na Secretaria da Saúde do Estado do Tocantins como Analista em Tecnologia da Informação responsável pela organização dos treinamentos e implantação do sistema hospitalar. Atualmente é Gerente de Treinamento da Agência de Tecnologia da Informação - ATI e responsável pela implantação da plataforma online para aprendizado à distância, muito utilizado pelos os órgãos durante o período da COVID-19.

Darley Passarin

Categoria: Iniciativa Privada

Empresa: TonoLucro

Empreendedor, engenheiro de software, especialista em desenvolvimento de aplicativos e negócios digitais e diretor da franquia Tonolucro, empresa criada no Tocantins há sete anos, presente em 12 estados e 54 cidades brasileiras. O Tonolucro se consolidou de vez no mercado de delivery. Hoje a empresa, adquirida pela Magazine Luíza em 2021 para compor a vertical food do grupo, soma mais de 10 milhões de pedidos em sua plataforma.

David Neme Muradás

Categoria: Serviço Público

Órgão: Agência de Tecnologia da Informação

Escrivão de Polícia Civil, foi Diretor de TI dos Jogos Panamericanos Rio 2007. Desenvolveu o Sistema Hades para controle de todas as fases da execução penal (Regimes: Fechado, Semiaberto, Aberto - Monitoramento Eletrônico e Medidas ou Penas Alternativas) do Estado e Combate ao Crime Organizado. Ferramenta utilizada pela: Polícia Penal, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, GCM Palmas, ABIN, GAECO-MP-TO, Defensoria Pública TO, DEPEN.

Erick Henrique Silva Góes

Categoria: Educacional

Órgão: Secretaria da Educação

Diretor de Tecnologias e Mídias Educacionais da Seduc. Mestre em educação pela Universidade Federal do Tocantins, desenvolve pesquisas na área de aprendizagem intergeracional mediada por games em colaboração com a Universidade da Maturidade (UMA). Experiência com projetos de educação tecnológica na rede pública estadual (ensino fundamental e médio) focados em aprendizagem mediada por games, animações 2D/3D, programação, gamificação, robótica e formação de professores no uso pedagógico de tecnologias digitais.

Ernandes Rodrigues da Silva

Categoria: Serviço Público

Órgão: Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins

É graduado em Ciências da Computação pela Universidade Paulista – UNIP, pós-graduado em banco de dados pela Universidade Católica do Tocantins, Pós-graduado em Criminologia pela Escola da Magistratura Tocantinense – ESMAT. Atuou no TRE-TO por mais de 18 anos em diversas funções, principalmente da área de segurança da informação. Atualmente é Diretor de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça do Tocantins, recebeu neste ano a indicação de finalista no Expojud como Executivo de Tecnologia do Judiciário Brasileiro. Implantou o projeto "Alfabetização de Dados" para promover a inserção de todos os participantes em uma mesma condição de conhecimento, no propósito de entender sobre cultura analítica, quais as fases e importâncias dos dados dos quais temos acesso, seja na instituição ou em suas vidas pessoais.

Félix Valois Pereira da Silva

Categoria: Serviço Público

Órgão: Tribunal Regional Eleitoral

Profissional representando o projeto JE-Connect idealizada, inicialmente, pelo TRE-TO para as Eleições de 2008, é uma solução de Sistema Embarcado em Mídia USB (pen drive), cujo principal objetivo é realizar a transmissão de Resultados das Eleições(Boletins de Urnas - BU), diretamente dos Locais de Votação que possuem Internet e microcomputadores, através de conexão segura, por uma Rede Virtual Privada - VPN, possibilitando a ampliação de pontos de transmissão, com baixo custo, e a redução significativa do tempo de encerramento da totalização das eleições. Atualmente seu desenvolvimento vem sendo de forma colaborativa por Tribunais Regionais Eleitorais de vários Estados, atingindo sua expansão em todas as 27 unidades da Federação, com aproximadamente 10.000 Kits JE-Connects, nas Eleições de 2022.

Fredson Vieira Costa

Categoria: Educacional

Órgão: Unitins

Bacharel em Ciência da Computação, MBA em Gestão de TI e Mestrando em Modelagem Computacional de Sistemas. Diretor de Extensão, docente do curso de Sistemas de Informação e Líder de Projetos e Engenheiro de Software no Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) na Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS). Líder de Projetos na CRP Tecnologia. Secretário Regional da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) no Tocantins.

Guilherme de Carvalho Carneiro

Categoria: Serviço Público

Órgão: Agência de Tecnologia da Informação do Município de Palmas

Pós-graduado pela Faculdade Católica do Tocantins em desenvolvimento de aplicativo móvel Android e iOS. Analista de sistema na Prefeitura de Palmas desde 2005 atuando na área de desenvolvimento de sistema, tendo implantado e padronizado na Agetec em 2008 a stack de desenvolvimento com Python/Django e PostgreSQL. Em 2021 desenvolveu um CLI em Python que baseado nos projetos Django gera os códigos boilerplates da camada de APIRest utilizando o FastAPI e também no aplicativo mobile com uso do Flutter.

Harly Carreiro Varão

Categoria: Serviço Público

Órgão: Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins

Graduado em Tecnologia em Sistemas para Internet pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, mestre em Modelagem Computacional de Sistemas pela Universidade Federal do Tocantins, especialização em Engenharia de Sistemas pela Escola Superior Aberta do Brasil - ESAB e doutorando em Modelagem Computacional de Sistemas pela Universidade Federal do Tocantins. Responsável na criação do aplicativo Selo Digital, projeto esse que possibilita ao cidadão consultar os atos praticados em todos os cartórios do estado e confrontá-los com o que foi informado à Corregedoria-Geral do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins.

Helivan Araújo Lopes

Categoria: Serviço Público

Órgão: Junta Comercial do Estado do Tocantins

Formado em Ciências da Computação na Universidade Católica de Goiás, especializado em Planejamento Estratégico e Inovação, servidor público Estadual na Jucetins, onde é gerente de planejamento. Coordenou o projeto Simplifica Tocantins resultando em 139 municípios integrados e o projeto exclusivamente digital, colocando 100% dos processos de forma on-line, deixando o Tocantins como o Estado mais rápido do Brasil em Julho/2022 para registrar uma empresa,  segundo ranking da Receita Federal. 

José Alves da Silva Filho

Categoria: Serviço Público

Órgão: Polícia Militar do Estado do Tocantins 

Graduado em Análise e Desenvolvimento, Pós-Graduado MBA em Big Data. Responsável pelo Sistema de Gestão Profissional, sistema de controle de informação de dados dos militares da Ativa e Inativos, controle de transferência, controle de férias, módulo de acompanhamento de avaliação periódica e Progressão, bem como controle de promoções.

José Ribeiro Neto

Categoria: Serviço Público

Órgão: Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins

Analista de Sistemas e Servidor Público Concursado. No ano de 2012 coordenou a equipe de Implantação do Sistema de gestão de pessoas e folha de pagamento do executivo do Tocantins - ERGON, idealizado exclusivamente para atender ao setor público, tendo como resultados alcançados: a redução de custos operacionais, agilidade, economia e otimização dos processos de gestão, qualidade no atendimento ao servidor público.

Keila Rosegela Parreira de Freitas

Categoria: Serviço Público

Órgão: Agência de Tecnologia da Informação

Bacharel em Ciências da Computação pela UFG, possui especialização em Desenvolvimento de Sistemas em Software Livre pela Universidade Católica de Brasília e MBA em Gerenciamento de Projetos Governamentais pela UNITINS. Atuou como gerente do Projeto de Implantação do Processo Administrativo Eletrônico - PAE no Poder Executivo Estadual, no período de 2015 a 2018 - projeto de grande relevância para o Estado, iniciando a substituição do processo físico pelo processo digital, possibilitando maior celeridade dos processos e transparência.

Lucas Ferreira Cunha 

Categoria: Serviço Público

Órgão: Agência de Tecnologia da Informação

Graduado em Gestão da Tecnologia da Informação pela UNICSUL, especialista em Python and Research pela Universidade de Havard, pós-graduado em Gestão Estratégica de Negócios e Serviços pelo CENES, e pós-graduando em Business Intelligence, Big Data e Inteligência Artificial, Ciências Políticas e MBA em Marketing Digital pela UNIFocus. Responsável pela informatização das consultas públicas do Plano Plurianual do Estado através dos projetos Planeja e Monitora Tocantins, subsidiando o Governo do Tocantins no planejamento e elaboração da execução orçamentária-financeira. Participou também do projeto e criação da Agência de Tecnologia da Informação (ATI) como Diretor de Sistemas da Informação, estando à frente de projetos que culminaram na reorganização e integração dos Serviços da área de Desenvolvimento de Sistemas no Governo do Tocantins.

Luiz Arão Araújo Carvalho

Categoria: Serviço Público

Órgão: Defensoria Pública do Estado do Tocantins

Bacharel em ciência da computação pela UFT, pós-graduado em Telemática e gestão pública, analista especializado em TI na Defensoria Pública há 9 anos. Portal da pessoa assistida é uma plataforma que permite que o cidadão atendido pela Defensoria Pública acesse os diversos serviços oferecidos pela Instituição de forma online, como agendamento, atualização cadastral, envio de documentos, acompanhamento de atendimentos e muito mais. Desenvolvido com auxílio de Luiz Phelipe e Lucivaldo.

Marciley Ferreira

Categoria: Iniciativa Privada

Empresa: MaxData Sistemas

Administrador de empresas, nascido na cidade de Paraíso do Tocantins, mudou-se em 1992 para Palmas e em 2002 fundou o grupo Maxdata Sistemas com a Matriz em Palmas e unidades nos estados de Goiás, Maranhão e Pará, Ceará, Amapá e Rio Grande do Norte. A MaxData é uma empresa Tocantinense e desenvolve software nas áreas de vendas, produção, estoque, compras, faturamento, financeiro, RH, fiscal, gestão e muito mais, em uma plataforma simples e integrada, e possui mais de 200 colaboradores na área de TI.

Márcio Vieira dos Santos

Categoria: Serviço Público

Órgão: Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins

Analista de Sistemas, bacharel em Tecnologia de Processamento de Dados pela FIJ/RJ, pós-graduado em Análise, Projeto e Gerência de Sistemas pela PUC-Rio, 25 anos na área de TI, sendo 12 anos no Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins como Chefe do Serviço de Sistemas Administrativos. Responsável pelo Provedor de Identidades do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (IDP/TJTO) um Gerenciador de autenticação e autorização de acessos de usuários, objetivando: a unificação da identificação do usuário, a integração com outros provedores de identidade de outros órgãos, redes sociais e serviços externos, como Google e Gov.br, CNJ, entre outros, a diminuição do tempo de desenvolvimento de todos os projetos futuros.

Marcos Carneiro da Rocha

Categoria: Serviço Público

Órgão: Agência de Tecnologia da Informação

Bacharel em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Mato Grosso. Atuante nas áreas de redes e infraestrutura. Realizou ações na Unitins como: migração do sistema AVA da nuvem para a infraestrutura; na Secretaria da Saúde integrou mais de 10 hospitais envolvendo firewall, implantação de serviços de domínio, servidor de arquivos, impressão e otimização de rede e sistema de gestão hospitalar, implantação de sistema de monitoramento com notificação e ações proativas. Atualmente exerce o cargo de Diretor de Infraestrutura na Agência de Tecnologia da Informação do Estado.

Marinaldo Oliveira Santos

Categoria: Serviço Público

Órgão: Agência de Tecnologia da Informação

Graduado em Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade do Tocantins, MBA em Gestão Pública, Mestre em Engenharia da Produção e Sistemas pela Unisinos. Professor titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - Campus Palmas-TO (IFTO), Analista em Tecnologia da Informação. Atuou como Gerente de Desenvolvimento e Manutenção de Sistemas e Diretor de Tecnologia da Informação da Secretaria da Administração e Superintendente de Sistemas de Informação da Agência de Tecnologia da Informação. Projetos destacados na sua gestão: Portal do Servidor/ Sistema de Gestão de Atendimento/  Portal de Serviços / Reclamações PROCON/ Refis 2021/ Qualifica/  Avaliação Especial e Periódica de Desempenho/ Siga Unicet/ Terra Nossa/ Gestão de Corregedorias/ Recadastramento Estadual 2018/ Gestão do Prêmio Eudoro Pedrosa/ Portais Institucionais 2021.

Patrício Marques de Queiroz

Categoria: Serviço Público

Órgão: Agência de Tecnologia da Informação

Analista em Tecnologia da Informação desenvolveu o Sistema de Diárias do Governo do Tocantins para gerir as viagens no executivo estadual. Inicialmente desenvolvido para a Secretaria de Cidadania e Justiça, com advento da Agência de Tecnologia da Informação, o sistema foi adaptado e implantado em toda a administração pública direta e indireta do Estado do Tocantins. A solução está integrada com o Sistema Financeiro (SIAFE-TO) e Sistema de Gestão de Documentos (SGD), possibilitando maior transparência, fiscalização e economia.

Renê Dettenborn

Categoria: Serviço Público

Órgão: Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins

Mestre em Modelagem Computacional do Conhecimento pela Universidade Federal do Tocantins. Analista Judiciário do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins. Responsável pela implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) no Poder Judiciário do Tocantins, tendo sido, em 2011, o primeiro Tribunal de Justiça Estadual a implantar a ferramenta de gestão de documentos e processos eletrônicos. Em 2016, colaborou na implantação do sistema em 8 Tribunais de Justiça Estaduais. Este ano implantou o módulo "SEI Federação" que permite comunicação com órgãos que utilizam a mesma ferramenta.

Ricardo Gomes de Oliveira

Categoria: Serviço Público

Órgão: Igeprev

Servidor aposentado, Ricardo esteve à frente de vários órgãos, tais como antigo Ipetins - Instituto de Previdência do Estado do Tocantins (conhecido atualmente por Igeprev - Instituto de Gestão Previdenciária do Tocantins) e Jucetins - Junta Comercial do Estado do Tocantins. No IGPREV atuou na modernização do parque tecnológico, bem como, atualização do banco de dados com o recadastramento de todos os servidores públicos do Estado do Tocantins e desenvolvimento e implantação do sistema de emissão de guias informatizadas de atendimento médico, hospitalar, ambulatorial e exames clínicos.Na Jucetins foi responsável pelo primeiro sistema de registro mercantil do Estado do Tocantins, naquela época dados oriundos do antigo Goiás, atuando na implantação e modernização dos sistemas e serviços prestados à população.

Silvio Costa Moreira

Categoria: Serviço Público

Órgão: Agência de Tecnologia da Informação do Município de Palmas

Bacharel em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário Luterano de Palmas – CEULP/ULBRA, pós-graduado em Desenvolvimento de Aplicações para Dispositivos Móveis (APP`S) pelo Instituto. Brasileiro de Formação (IBF). É responsável pelo desenvolvimento do Sistema para gerenciamento de sorteios de unidades habitacionais e pelo Website Imposto Solidário criado para divulgar o trabalho realizado pelo fundo municipal para infância e adolescência e fundo municipal dos direitos da pessoa idosa, proporciona também que o contribuinte possa realizar doações financeiras para os fundos.

Uelson Ricardo do Nascimento

Categoria: Iniciativa Privada

Empresa: CRP Tecnologia

Bacharel em Ciência da Computação, Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), Mestrando em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Tem experiência de 25 anos na área de Tecnologia da Informação, atuando em projetos de Consultoria, Desenvolvimento de Software, Gestão de Projetos e Análise de Sistemas/Negócios. Diretor Executivo da CRP Tecnologia uma empresa genuinamente tocantinense, criada em 2005, com atuação no mercado nacional e internacional. É líder no Centro / Norte do País em Desenvolvimento de Software, Infraestrutura e Segurança da Informação. Com escritórios em Palmas, Araguaína, Goiânia e Brasília, conta com mais de 150 colaboradores espalhados por todo o país, além de mais de 1.000 clientes atendidos pelo Brasil e pelo mundo ao longo desses anos.

Vagner Cassol

Categoria: Serviço Público

Órgão: Agência de Tecnologia da Informação

Gerente de Inovações Tecnológicas da Agência de Tecnologia do Estado do Tocantins. MCE - Microsoft Certificated Educator, Membro fundador da AsticTO, Associação dos Profissionais de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Tocantins. Palestrante, inventor (possui 3 registros de patentes de invenção), escritor (possui dois livros publicados e coautor de diversos capítulos de livros técnicos). Dentre os principais prêmios estão 4º lugar na FEBRACE – Feira Brasileira de Ciências e Engenharia em 2017 como melhor projeto por voto popular no Brasil em Inteligência Artificial e 1º lugar na Costa Rica como projeto Destaque Internacional. Projeto Papagaio e Projeto TIA - Tocantins Inteligência Artificial.

Major Welton Pereira dos Santos Alves

Categoria: Serviço Público

Órgão: Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins

Bacharel em Ciências da Computação pela Universidade de Gurupi e Gerente de Telecomunicações e Informática do Corpo de Bombeiros. Responsável pelo desenvolvimento do sistema Prevenir, juntamente com o Subtenente João Paulo Souza Paiva  e 1º Sargento Bruno Santos Morais, tem como foco facilitar a regularização dos imóveis e emissão do alvará de segurança contra incêndio e emergência sem a necessidade da presença física nas unidades do CBMTO e o uso de papel.

Assessoria de Comunicação ASTICTO.